OCA VIRTUAL

Just another WordPress.com weblog

morre um gênio

leave a comment »

Morre um gênio

 

            Arthur Charles Clarke, faleceu nessa última quarta feira, dia 19, na cidade de Colombo, capital do Sri Lanka.Arthur  nasceu na Inglaterra,tinha 90 anos e consagrou-se internacionalmente pelos seus trabalhos de divulgação cientifica e ficção cientifica,como o conto the Sentinel,que deu origem ao filme 2001:uma Odisséia no espaço e superpremiado Encontro com Rama.

            Durante a segunda guerra mundial,Artur C. Clarke serviu a força Aérea real britânica,como especialista em radares,envolvendo-se no desenvolvimento de um sistema de defesa por radares,sendo de extrema importância para as vitórias das tropas inglesas contra o exército alemão nazista.Logo,depois de formou com brilhantismo em física e matemática  na King’s College de Londres.

            Apesar do incrível talento como escritor de ficção cientifica,sem dúvida sua mais notável contribuição seja o conceito de satélite geoestacionário como futura ferramenta para desenvolver as telecomunicações. Ele propôs essa idéia em um artigo científico intitulado “Can Rocket Stations Give Worldwide Radio Coverage?”, publicado na revista Wireless World em Outubro de 1945. A órbita geoestacionária também é conhecida, desde então, como órbita Clarke.

            Teve dois de seus romances levados ao cinema, 2001: Uma Odisséia no Espaço (Br) / 2001: Odisséia no Espaço (pt) dirigido por Stanley Kubrick (1968) e 2010: O ano em que faremos contato (Br) / 2010: O Ano do Contacto (pt) dirigido por Peter Hyams (1984), sendo o primeiro considerado um ícone tão importante da ficção científica mundial que especialistas lhe atribuem forte influência sobre a maioria dos filmes do gênero que lhe sucederam.

            Também em reconhecimento a Clarke, o asteróide 4923 foi batizado com seu nome, assim como uma espécie de dinossauro Ceratopsiano, o Serendipaceratops arthurclarkei, descoberto em Teve dois de seus romances levados ao cinema, 2001: Uma Odisséia no Espaço (Br) / 2001: Odisséia no Espaço (pt) dirigido por Stanley Kubrick (1968) e 2010: O ano em que faremos contato (Br) / 2010: O Ano do Contacto (pt) dirigido por Peter Hyams (1984), sendo o primeiro considerado um ícone tão importante da ficção científica mundial que especialistas lhe atribuem forte influência sobre a maioria dos filmes do gênero que lhe sucederam.

            Também em reconhecimento a Clarke, o asteróide 4923 foi batizado com seu nome, assim como uma espécie de dinossauro Ceratopsiano, o Serendipaceratops arthurclarkei, descoberto em Inverloch , Austrália.

            Arthur Charles Clarke,fará falta à humanidade,pois é raro um homem ser tão brilhante tanto na ciência como na arte. Estamos de luto,descanse em paz e quem com sua morte começo uma nova odisséia no espaço.

Written by ocavirtual

março 21, 2008 às 10:30 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: