OCA VIRTUAL

Just another WordPress.com weblog

leave a comment »

O Senhor das Armas

O senhor das armas, filme dirigido por Andrew Niccol,roteirista do ótimo a vida de Truman e Terminal,trás as telas um tema extremamente atual para os dias de hoje,o tráfico internacional de armas.O filme narra a saga de Yuri Orlov(Nicolas Cage),imigrante ucraniano que vai com os pais e o irmão morar nos Estados Unidos.Yuri,desiludido com a vida na América e sem muitas opções acaba se tornando um poderoso traficante de armas internacional.

O roteiro é ágil, inteligente e extremamente politizado para um filme americano.O senhor das Armas começa de forma magistral,vital e sarcástica. Parado sobre milhares de cartuchos usados, o personagem de Nicolas Cage dispara algumas frases que já deixam clara a imoralidade de seu personagem: “Existem mais de 550 milhões de armas de fogo em circulação no mundo. É uma para cada doze pessoas no planeta. A única pergunta é: como armar as outras 11?”

Em seguida, o espectador é apresentado a uma das melhores seqüências de créditos iniciais dos últimos anos. Andrew Niccol acompanha toda a trajetória de “vida” de uma bala, desde a sua fabricação até o seu destino final na cabeça de uma criança em algum país do continente africano. É um momento de extrema força e brilhantismo,tanto do ponto de vista visual como político.A obra do cineasta em nenhum momento resvala em clichês e em soluções mirabolantes.

Andrew Nilccol promove uma verdadeira dissecação da indústria de armas, a indústria da guerra dentro do sistema capitalista.O cineasta além de nos brindar com uma obra que tem uma carga dramática bem construída traz a público um tema pouco conhecido.O filme apresenta a mecânica do tráfico, a corrupção entre os estados burgueses nacionais,o oportunismo de mercenários como Yuri que se aproveitam de confrontos locais em países subdesenvolvidos para ganhar muito dinheiro,fazer fortuna.

A conversa final do personagem de Nicolas Cage,com o policial que o persegue durante todo o filme, demonstra claramente que essa justiça,das elites, da burguesia jamais prenderá os verdadeiros bandidos como Yuri. O senhor das armas dispara: “Vendo em um ano, o que o presidente dos estados unidos vende em um dia.”

Yuri não será preso por que é o sócio menor de um mercado milionário, que tem em EUA,Inglaterra,França,China e Israel os verdadeiros senhores das guerras e um dos principais responsáveis pela guerra do Iraque, confrontos no leste europeu e na África.

Sabe quem vai herdar o mundo? Os traficantes de armas. Porque todo mundo está muito ocupado matando uns aos outros.”
Yuri Orlov

Written by ocavirtual

março 22, 2008 às 1:23 am

Publicado em Sem-categoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: